domingo, 23 de agosto de 2015

UM GRANDE DIA

Por Victor Escobar

Hoje foi um dia muito movimentado no Barbosão, nosso eterno Campo do Anchieta. A casa ficou abarrotada para receber a disputa de terceiro lugar e a final do campeonato de veteranos da região. Não havia espaço: a arquibancada do Boca Maldita foi tomada junto com os espaços próximos ao campo, o bar, a sede social e até as lages das construções vizinhas. A disputa de terceiro lugar foi entre o Marola, representando Anchieta, e o Raccing de Vila Emil, que fizeram uma partida surpreendente.

Tudo conspirava contra o time de Anchieta, que sofreu muitos problemas internos durante o campeonato, resultando inclusive um desmembramento após a derrota que o tirou na final. Então, na disputa de terceiro lugar, o time entrou com apenas nove jogadores em campo contra os 11 do adversário.

Mas isso não foi suficiente para impedir uma grande exibição do Marola, que aplicou uma goleada histórica de 6x1 com direito a cinco gols do atacante Toninho, filho do primeiro porteiro do Sport Club Anchieta.
Crescido naquele campo, o número 9 deitou e rolou; pintou o sete. Fez um golaço de fora da área, outro de cobertura e um aplicando um lindo chapéu no goleiro. Dos outros dois não me lembro muito bem.

Entretanto, nenhum desses lances mágicos foi o melhor da partida. Isso ficou a cargo do Seu Luis, número 8 do Marola. Durante o primeiro tempo, sem nenhuma cerimônia, ele se deitou em um canto do gramado para tirar a cueca. Não satisfeito, com a cueca na mão e já vestido, fez questão de explicar para a torcida que ela estava incomodando, "entrando no rego" nas palavras dele.

Depois disso tudo, que já fez valer o meu domingo, houve a final feita por dois times nilopolitanos: XV de Novembro contra Filhos de Nilópolis.Foi totalmente diferente: tinha bandeirão, foto oficial, treinadores uniformizados, banco de reservas lotado, árbitro profissional, assistentes, presença de político, torcida organizada e até um sósia do Baloteli. Só não tinha a mesma empolgação do jogo anterior. Não tinha brilho. Estava truncado e chato, sem nenhuma jogada de efeito e nenhuma finalização. Deixou de ser amador e virou profissional demais.Resisti ao primeiro tempo até que, no intervalo, descobri que o bar do Seu Raimundo enfim estava aberto e, claro, fui para lá beber uns biricoticos e jogar conversa fora. 

Não vi o segundo tempo, mas tenho certeza de que o título ficou com um dos nilopolitanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário